2014|2
  • Twitter @faculcambury
  • Facebook
Você esta em:
Goiânia
Formosa
Logo Cambury

Perguntas Frequentes


  1. O que são cursos superiores de Graduação Tecnológica?
  2. Qual é a diferença entre a Graduação Tecnológica e a Graduação Bacharelada?
  3. Qual é a diferença entre a Graduação Tecnológica e os cursos seqüenciais?
  4. A Graduação Tecnológica é oficializada pelo MEC?
  5. Quais são as formas de ingresso na Faculdade Cambury?
  6. Como posso utilizar a minha nota no Enem?
  7. Posso fazer pós-graduação depois da Graduação Tecnológica?
  8. Quais são as vantagens de um curso de Graduação Tecnológica?
  9. Qual o cenário para a Graduação Tecnológica no Brasil?
  10. Para qual público os Cursos Tecnológicos são mais recomendados?
  11. Posso pedir transferência do bacharelado para a Graduação Tecnológica?
  12. O mercado de trabalho reconhece o diploma da Graduação Tecnológica?
  13. Quem fez curso seqüencial em outra instituição precisa passar pelo processo seletivo para entrar na Graduação Tecnológica?
  14. Como é estruturado o Curso Superior de Tecnologia?
  15. Ao término de cada módulo, o aluno recebe um certificado atestando as habilidades desenvolvidas. Qual a importância desses certificados?
  16. Quais são as diferenças em fazer os Cursos Tecnológicos com extensão de seis meses (de 24 para 30 meses ou 30 para 36 meses )?

  • O que são cursos superiores de Graduação Tecnológica?
    São Cursos Superiores com duração de 2 a 2,5 anos, que, além de conferirem direito a diploma de graduação, permitem a continuidade dos estudos em nível de  pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu). O tecnólogo possui formação profissional voltada para uma área bastante específica, aliando teoria e prática, dentro de uma proposta pedagógica identificada com as expectativas e necessidades do mercado. Esse profissional exercita habilidades e competências que os habilita a imediata inserção no mercado de trabalho, em sua área de interesse profissional, ou simplesmente com o propósito de atualização.
  • Qual é a diferença entre a Graduação Tecnológica e a Graduação Bacharelada?
    Existem duas diferenças básicas. A primeira está ligada ao tempo. A graduação tecnológica dura, em média, dois anos e os bacharelados, em média, quatro anos. A outra diferença é o foco do curso: justamente por serem mais curtos, os cursos de graduação tecnológica dão uma formação mais específica. Os bacharelados são mais abrangentes, mais genéricos. Mas tanto a graduação tecnológica quanto os bacharelados são cursos de graduação e, portanto, permitem a realização de uma pós-graduação após a sua conclusão.
  • Qual é a diferença entre a Graduação Tecnológica e os cursos seqüenciais?
    Uma das principais diferenças é o diploma. Apesar de ser um curso superior, o seqüencial não dá diploma de graduação e, portanto, não permite que o aluno faça, depois, uma pós-graduação. Já a graduação tecnológica é, como seu próprio nome indica, um curso de graduação e permite, assim, a realização de uma pós-graduação lato sensu (especialização) ou strictu sensu (mestrado). A segunda diferença é que, como normalmente os seqüenciais são ainda mais curtos que os tecnólogos, eles dão uma formação muito mais restrita em relação a uma determinada área.
  • A Graduação Tecnológica é oficializada pelo MEC?
    Sim, os cursos da Faculdade Cambury foram analisados e autorizados pelos especialistas em educação do MEC. Assim como acontece com os cursos de bacharelado, eles passaram pelo processo de reconhecimento de acordo com o previsto em lei. O processo de reconhecimento ocorre no último ano do curso. Atualmente, os cursos da Faculdade Cambury com Reconhecimento pelo MEC são: Gastronomia, Fotografia e Imagem, Eventos, Gestão Executiva de Negócios e Gestão de Recursos Humanos, os demais são autorizados. Para verificar se um o curso é reconhecido consulte o site do Ministério da Educação (http://www.mec.gov.br)
  • Quais são as formas de ingresso na Faculdade Cambury?
    São seis: Vestibular Tradicional, Vestibular Agendado, Enem, Prouni, Transferência Externa e Portador de Diploma.
  • Como posso utilizar a minha nota no Enem?
    O candidato que optar pelo ENEM deve enviar para análise, via fax ( 62 ) 3236-3000 ou e-mail (andreia.secretaria@cambury.br ), o seu Boletim de Desempenho do ENEM. A Secretaria Geral da Faculdade Cambury irá analisar e dar um parecer sobre a sua aprovação ou não, dentro do total de vagas ofertadas para esta modalidade de ingresso ( 10% ) e dos conceitos ( notas ) obtidos pelo candidato. Os candidatos aprovados estão automaticamente dispensados da realização de provas. Os candidatos reprovados deverão realizar a prova do Vestibular no dia escolhido na Ficha de Inscrição. A comunicação do resultado aos candidatos será feita via telefone e/ou e-mail
  • Posso fazer pós-graduação depois da Graduação Tecnológica?
    Sim. A pós-graduação pressupõe a realização prévia de um curso de graduação e como a graduação tecnológica se enquadra neste caso, é possível um curso de pós-graduação lato sensu ou strictu sensu.
  • Quais são as vantagens de um curso de Graduação Tecnológica?
    A grande vantagem da graduação tecnológica é o tempo de duração do curso, o que significa economia de tempo e dinheiro para aqueles que querem entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, ou uma acelerar a ascensão profissional. Além disso, por serem cursos focados em áreas específicas, caracterizam especializações que atendem expectativas e necessidades do mercado de trabalho. Em outras palavras, alia o conhecimento às necessidades do mercado.
  • Qual o cenário para a Graduação Tecnológica no Brasil?
    Segundo pesquisa divulgada na revista Exame, de 8 de abril de 2009, existe uma projeção de crescimento de 30% no número de alunos em Cursos de Graduação Tecnológica para os próximos três anos. Esse percentual deixa claro que, apesar do clima de incertezas em nível mundial, a Graduação Tecnológica desponta como uma grande realidade de formação superior. Significa também a grande aceitação atual e projetada pelo mercado de trabalho.
  • Para qual público os Cursos Tecnológicos são mais recomendados?
    Como os Cursos Tecnológicos têm consonância muito grande com o mercado, já que o objetivo é formar verdadeiros especialistas em determinadas áreas, enquanto a graduação tradicional é multifocada, não vai tão diretamente ao ponto, pessoas que se identificam com essa característica fazem parte do público alvo dos mesmos.

    Na realidade, diferentemente dos cursos de Bacharelado, os cursos de Graduação Tecnológica atendem as expectativas de todas as faixas etárias, desde concluientes do Ensino Médio, passando por pessoas já graduadas insatisfeitas com a formação atual, e mesmo por pessoas com  atuação profissional, graduadas ou não, desejosas de segurança e ascensão profissional em menor tempo e com mais foco.
  • Posso pedir transferência do bacharelado para a Graduação Tecnológica?
    Sim, desde que haja vagas no curso de graduação tecnológica pretendido. O currículo passa por uma análise constatando-se a possibilidade do aproveitamento de disciplinas já cursadas.
  • O mercado de trabalho reconhece o diploma da Graduação Tecnológica?
    Sim. Inclusive podemos citar uma reportagem do Max Gehringer apresentada no Fantástico ( nov/2008 ):

    Max Gehringer:  Vou usar dados de uma pesquisa que o professor e consultor Fabiano Caxito fez com 350 gestores de recursos humanos de empresas paulistas. As perguntas visavam comparar as chances de um candidato a emprego com Curso Tecnológico, concorrendo com outro formado numa faculdade de quatro anos. 
    Estas foram as respostas:
    1 – Se nenhum dos dois tiver experiência prática anterior, 48% dos pesquisados dariam chance igual a ambos. 
    2 – Se ambos tiverem experiência prática na área de atuação, as chances do Tecnólogo subiriam para 63%.
    3 – Se ambos, além do curso e da experiência, tiverem uma pós-graduação, as chances do Tecnólogo aumentariam para 74%.
  • Quem fez curso seqüencial em outra instituição precisa passar pelo processo seletivo para entrar na Graduação Tecnológica?
    Sim, neste caso é necessário passar pelo processo seletivo para garantir sua vaga na graduação tecnológica.
  • Como é estruturado o Curso Superior de Tecnologia?
    O curso funciona em regime modular, cada semestre equivalendo a um módulo.
  • Ao término de cada módulo, o aluno recebe um certificado atestando as habilidades desenvolvidas. Qual a importância desses certificados?
    Os cursos conferem certificados intermediários que, não só enriquecem o currículo de cada possuidor, como constituem documentação valorizada no mercado de trabalho.
  • Quais são as diferenças em fazer os Cursos Tecnológicos com extensão de seis meses (de 24 para 30 meses ou 30 para 36 meses )?
    Diminuição do valor das mensalidades e proporcionalmente da carga horária.
Faça sua inscrição
Telefone: 62 3236-3020