Perguntas frequentes

O que é base de dados?

Uma base de dados referencial reúne e organiza referências bibliográficas, com ou sem resumos, de artigos científicos, livros, monografias, teses, trabalhos de congresso, entre outros documentos. Os dados são estruturados em forma de campos recuperáveis e os resultados de busca podem ser impressos ou gravados. As bases de dados que apresentam o conteúdo do documento na íntegra são chamadas de full-text (texto completo).


O que são Descritores?

Os descritores, unitermos ou palavras-chave foram criados para classificar as informações e facilitar as pesquisas bibliográficas. O correto uso dos descritores, junto com o resumo do artigo, serve como meio para recuperação de documentos nas bases de dados.


Preciso de um documento que não tem no acervo das Bibliotecas da Faculdade Cambury. É possível obtê-lo em outras bibliotecas?

Sim, através do serviço de Comutação Bibliográfica, que busca documentos em bibliotecas nacionais e estrangeiras:

COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica)

Permite a obtenção de cópias de artigos de periódicos técnico-científicos, teses, anais de congresso e relatórios técnicos disponíveis nas principais Bibliotecas brasileiras e serviços internacionais de informação.

Os serviços de COMUT é cobrados previamente do usuário, conforme valores definidos pelas Instituições provedoras.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: biblioteca@cambury.br ou pessoalmente.


Quais documentos podem ser solicitados através do serviço de Comutação Bibliográfica?

Artigos de periódicos, teses e dissertações, anais de congressos, relatórios e partes de documentos.

COMUT não aceita pedidos de livros na íntegra, em respeito ao Direito Autoral.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: biblioteca@cambury.br ou pessoalmente.


O que é e como solicito um levantamento bibliográfico?

Levantamento bibliográfico consiste na elaboração de uma relação de documentos sobre determinado assunto de interesse do usuário. Este serviço é oferecido pela Biblioteca Jornalista Batista Custódio a alunos e professores, sendo que as buscas são feitas no Catálogo On-line da Biblioteca e/ou em bases de dados.

Para solicitar um levantamento bibliográfico, envie um e-mail biblioteca@cambury.br contendo seu nome completo, curso e semestre, telefone e o assunto(s) de interesse.